Os 4 melhores modelos de aspirador de pó portátil [2024]

Conheça os melhores modelos de aspirador portátil deste ano - Portal Economizza

O tão vantajoso aspirador de pó portátil é o “Severino” na limpeza do dia a dia. Não importa se o foco está dentro da casa ou no “AP”, na remoção de pequeninas quantias de sujeira ou poeira, nos pelos dos gatinhos e/ou cães nos móveis e estofados, ou mesmo aquela limpeza no veículo – existirá um modelo que cairá como uma luva.

Não sabe qual modelo é o ideal para sua necessidade ou está ainda indecisa(o) sobre qual o melhor modelo para você? Fique conosco até o final, pois preparamos uma análise completa e detalhada, trazendo uma top lista com as melhores opções de aspiradores de pó portáteis neste ano.


O que testamos nesta análise?

Selecionamos via testes práticos e mediante nossa curadoria e equipe especialista de técnicos, os principais aspectos que você deve atentar-se para que não venha a se arrepender com a aquisição de seu próximo aspirador de pó portátil.

Trata-se de uma rica e detalhada avaliação dos pontos chaves de cada produto analisado. Os principais aspectos são:

  • Sistema de filtragem (filtro);
  • Volume de reservatório;
  • Bicos e acessórios;
  • Arruído (barulho em funcionamento);
  • Entrega de força (em Wattz);
  • Peso final;
  • Preço;
  • Consumo médio.

Antes de começarmos as nossas análises queremos ponderar que, para nossa discussão, o conceito de “2 em 1” significa que o aspirador de pó portátil pode ser usado na sua forma original (vertical, com haste ou mangueira, por exemplo), mas também na mão, para limpezas em lugares mais específicos, como os cantos internos do sofá.


1 – Aspirador de pó vertical WAP Silent Speed 1000W 2 em 1 Portátil

Analisamos o aspirador vertical WAP Silent Speed 2 em 1 portátil

Tão procurado e comprado em nosso país, o aspirador WAP Silent Speed acumula mais de 14.399 mil comentários de quem já adquiriu na gigante Amazon Brasil. Trata-se de um modelo 2 em 1 portátil muito bem falado pelos seus milhares de usadores que já o compraram.

Representando uma “grande pedida” para pessoas que estão em busca de um ótimo custo x benefício, este modelo combina o bom trabalho dos 1000W de “força para sugar sujeira” com sua interessante altura.

Esta altura abaixo de móveis lhe permite aspirar aquelas sujeirinhas chatas que ficam debaixo da cama, por exemplo – ele limpa com ótima profundidade abaixo de móveis com menos de 14cm de altura do chão.

Adicionalmente, o filtro HEPA não está deixado de lado neste modelo, além de ter a desejável tecnologia Cyclone. Este conjunto faz com que o aspirador de pó vertical WAP Silent Speed limpe de maneira eficaz pelos de PET e sujeiras em carros.

Um ótimo reservatório destacável e lavável de 1 litro equipa o aparelho. Você pode escolher entre as opções 127 ou 220V.

Flexível, Versátil e Equipado

Contando com uma haste metálica removível, este produto tem uma envergadura total de 112 cm no uso vertical. Por isso, o aspirador de pó WAP Silent Speed é muito funcional para o uso vertical ou portátil.

Seu barulho não ultrapassa os 83 dB(A), o que é bem aceitável para um aspirador de pó tão flexível e cheio de qualidades. O vácuo/sucção de 85 mbar (110V) ou 145 mbar (220V) também deixa este aspirador de pó muito à frente dos seus concorrentes de mesma faixa de preço.

Todavia, este “sossego” com relação ao barulho não é a toa, pois acompanha a sua força de sucção. O que desejamos expressar é que se você é um usuário experiente e mais exigente do ponto de vista da faxina profunda, este não é o modelo ideal para você, pois ele funciona muito bem nas limpezas de médio e pequeno porte.

A partir da sua tecnologia Cyclone, o Silent Speed da WAP demonstrou ser um interessante aspirador de pó vertical para quem tem PET – cães, gatos, etc.

Bocais

Este modelo conta com um sistema de rotação em seu principal bocal de 360º que torna possível o alcance a certos locais mais dificultosos (como frestas e cantos específicos).

Este super bocal eficiente foca em tapetes, carpetes, pisos laminados e frios, enquanto o bocal “bico” é super eficaz para cantos, dobras dos estofados – como aqueles de carros – e frestas em geral.

Muito embora não ofereça um terceiro bocal, os 2 bicos que a WAP entrega são bastante eficientes.

A mobilidade do Silent Speed é maximizada pelos seus incríveis 5 metros de fios, e isso vem a aperfeiçoar ainda mais a performance e versatilidade dos bocais. Ademais, ele é ultra leve: menos de 2 quilos (1,6 kg). A alimentação deste aparelho é separada, você escolhe entre 127 ou 220v – não é bivolt.

Como comparativo, vamos citar o consumo do interessante Electrolux STK15. Enquanto o famoso modelo da Electrolux faz 1,35kW/h, o aspirador de pó WAP Silent Speed faz, apenas, 0,43kW/h, sendo ainda mais econômico. Isso significa que este aspirador não chega a consumir 7 reais por mês, com uso diário de até 30 minutos.
Portanto, o aspirador WAP Silent Speed é um produto ideal para quem não quer carregar peso, sendo uma escolha inteligente para aqueles que buscam pagar pouco na conta de energia e na aquisição do produto. Compensa muito dar uma espreitadela nas promoções:

  • Ideal para quem tem PET
  • Baixo Ruído (apesar de ter 83dB)
  • Gasto de energia muito baixo (0,43kW/h)
  • 1.6kg - Muito leve
  • Bico para cantos muito eficiente
  • Filtro HEPA
  • Tecnologia Cyclone
  • Força não é das melhores

2 – Aspirador de Pó Portátil Electrolux ERG22 sem fio 2 em 1

Experimentamos o aspirador sem fio Electrolux ergorápido erg22

Sendo um aparelho 2 em 1 proeminente que se tornou opção muito popular entre pessoas que têm PET e carros, principalmente, o aspirador de pó portátil Electrolux ERG22 nos leva a observar as mais de 2.199 avaliações de clientes na Amazon.

Este produto, além de ter a desejável tecnologia Cyclone, traz alguns aspectos que visam te deixar totalmente livre para circular todos espaços onde deseja limpar, com versatilidade e praticidade.

Tecnologia Easy Steer 180º do Electrolux Ergorápido ERG22

Como em outros modelos já analisados aqui, este produto também tem o movimento de girar para os lados – no caso dele, 180º -, o que ajuda e muito na labuta com pisos e cantos, principalmente.

Infelizmente, este super aspirador não entrega muitos acessórios. Mas seu único bocal auxiliar com escova dá conta de seu objetivo indispensável: cantos, frestas e locais mais difíceis – tais como teclados, tetos, janelas, bancos de carros, e outros.

A Tecnologia Bagless do Aspirador ERG22

A tecnologia bagless quer dizer, nada mais, que o ERG22 não tem saco para os resíduos – ele conta com um recipiente transparente de 460 ml com tripla filtragem.

Esta característica traz muita economia, pois basta remover e lavar o reservatório, o que torna a compra recorrente de sacos descartável.

Características a observar, altura e peso

Uma característica plausível nele é que tem 2 velocidades de trabalho – você pode escolher. Estas 2 velocidades atuam em conjunto com a tecnologia Cyclone para oferecer alto poder de sucção e uma experiência de limpeza muito satisfatória.

Sendo leve, o ERG22 tem 2.26Kg e 107 centímetros de altura, aspectos que o fazem ser um ótimo aspirador portátil e vertical.

Está presente nele também a tecnologia de “estacionamento vertical”, que permite a você deixar seu aspirador na posição vertical, de pé, enquanto puxa um móvel de um lugar para outro, por exemplo. Isso é realmente muito útil no dia a dia.

Seu desenho “bem chato” possibilita a limpeza de lugares excêntricos que os outros tipos de bocais não atingem.
Além disso, acessa bem a parte inferior dos móveis de mais de 18 cm de distância do chão. Isso vai lhe poupar o desgaste de ter que locomover alguns móveis para limpar embaixo.

A potência nos agradou tanto que o ERG22 se torna um dos 5 melhores aspiradores portáteis sem fio que testamos: são 10.8 Wattz e 74dB de barulho – bem baixo, por sinal.

Já atinamos que você pode estar presumindo que ele é muito fraco, tendo como referencial os aspiradores verticais outros. Contudo, para modelos que funcionam a bateria, a tecnologia opera a favor.

Ainda que pareçam pouco, os 10.8W do Ergorapido o faz ter ótima força de aspiração, e ele não decepcionou nos testes em pelos de PET e carros que fizemos, limpou tudo excelentemente.

Consumo e Bateria do Aspirador de Pó Electrolux ERG22

Em 30 dias de trabalho contínuo e moderado não tivemos mais que 12 reais de acréscimo na conta de luz, o que é muito convincente frente aos benefícios que este produto entrega – o tempo médio dos testes foi de 30 a 40 minutos diários.

O ERG22 tem uma bateria de lítio que pode durar até 21 minutos. Você pode carregá-lo diretamente na tomada – vem com um carregador bivolt e sinalizador em LED para avisar quando o Ergorapido tá em carga ou completamente recarregado. Não obstante, são necessárias até 3 horas para a recarga total deste modelo 2 em 1 sem fio da Electrolux.

Usando em velocidade máxima, nossos testes registraram duração de 19.53 minutos. É uma autonomia muito interessante por se tratar de um modelo sem fio, haja vista que a limpeza com um modelo que funciona a bateria é muito mais acelerada.

Ainda assim, caso você tenha este ponto como aspecto crucial, existem modelos com bateria superior, como o Ergorapido ERG26, seu irmão mais recente.

À luz disso, caso você tenha mais orçamento e deseje características melhoradas, você deve dar uma olhada nas promoções do Electrolux ERG26.
Finalmente, o modelo ERG22 é uma escolha muito inteligente para quem deseja um aparelho de aspirar para carros e PET sem fio, com uma autonomia interessante e preço abaixo dos 600 reais.

  • Muitas avaliações (Amazon)
  • Tecnologia Cyclone
  • Pouco barulhento
  • Filtragem Eficaz
  • Boa autonomia
  • 2 em 1 Sem fio
  • Bem Leve
  • Não tem filtro HEPA

3 – Aspirador Portátil a Bateria Freestyle APB8200 BR BLACK+DECKER

Confira todos os testes do aspirador portátil a bateria freestyle APB8200

Esbanjando mais de 300 compras no mês passado, o APB8200 BR se coloca como um ótimo aspirador de pó pequeno e potente. Logo de início, ratificamos que este modelo funciona proficientemente para aspiração do interior de carros, onde mais testamos ele.

Bateria, força e autonomia

Com um botão Liga/Desliga e indicador de nível de bateria, o “diferentão” APB8200-BR apresenta força de sucção de 7.2 Watts – que é convertida em uma potência moderada. Ainda assim, é uma boa escolha para quem busca as limpezas básicas e focadas em estofados de veículos, principalmente.

A propósito, sua bateria de Lítio de 7.2 Volts parece ser muito boa, prometendo até 18 minutos de autonomia – muito embora, em nossas experiências, ele não tenha passado dos 17.29 minutos longe da tomada.

Seu carregador bivolt te livra da preocupação da tensão elétrica do lugar onde estiver usando. Além disso, ele tem um suporte de parede que pode ser útil tanto nos momentos da limpeza, quanto nas horas em que estiver carregando.

Mais leve que o seu saco feijão comprado no mercado, o aspirador portátil a bateria Freestyle APB8200 BR pesa, meramente, 860 gramas. Seu trabalho também não incomoda, medindo só 73dB(A) em nossos testes. Com estas características, ele se faz um modelo propício para quem não quer incomodar, como moradores de apartamentos.

Mais aspectos do APB8200-BR

Corpo Estreito

Sabe aquele restinho de biscoito das crianças que caiu no cantinho do sofá ou no carro, e aqueles farelos no teclado do PC ou Notebook?

Limpar não será difícil com este aspirador, pois, diferente de muitos, o corpo dele é estreitado propositadamente, para que você consiga encaixar ele em locais menos prováveis para os demais aparelhos de limpar.

1 bocal, 2 funções

O bocal 2 em 1 (estreito e com escova) tem uma proposta muito objetiva: viabilizar a remoção de pelos e poeiras dos estofados, cortinas, sofás e etc; tudo ao mesmo tempo. A proposta, apesar de ser muito legal, não parece maximizar a força do produto.

Filtragem, consumo e reservatório

O reservatório, também desmontável e lavável, oferece 400 ml de espaço – o que é condizente com a proposta compacta deste aspirador de mão.

Ele possui um pré-filtro que serve como primeira fase da filtragem e um filtro propriamente dito, que é permanente e feito em tecido – você pode lavar e usar novamente por muitas vezes. Este pensamento com uma piada de consciência ecológica nos agrada bastante.

Na conta de energia, o consumo do aspirador portátil a bateria Freestyle APB8200 BR BLACK+DECKER ficou em 4.1kW/h médios, o que é bem barato – algo como 29 a 35 reais no mês, utilizando 40 a 60 minutos. Contudo, pensando na proporcionalidade entre força e consumo, a relação não fica tão atrativa.

É importante compreender que este tipo de aparelho não foi pensado para ser o seu aliado da faxina pesada, e sim, limpezas pontuais, específicas e focadas como os sofás e camas onde seus PETS ficam e veículos. Logo, para estes fins, estes aspiradores de mão são “uma mão na roda”, sim.
Finalmente, este modelo pode ser uma boa optativa caso esteja buscando um aspirador de pó leve, muito barato e pouco potente, porém, sem fio, com autonomia interessante e com a tradição de uma incrível marca que é a BLACK+DECKER. Avalie as promoções da Amazon:

  • Design bem "fininho"
  • Bom para carros
  • Marca já validada
  • Sem Fio (Bateria)
  • Autonomia boa
  • Bem barato
  • Muito leve
  • Sem filtro HEPA e Cyclone
  • Força bem moderada

4 – Aspirador de pó sem fio Black&Decker Dustbuster APB3600

Testamos o aspirador Black And Decker APB3600 - Portal Economizza

O aspirador de pó e água Black And Decker APB3600 é um irmão anterior do APB8200. E não se iluda com o fato dele ser mais “antigo”, pois, este modelo vende muito mais que vários aspiradores por aí – o que já mostra que ele é muito bem aceito entre os brasileiros.

Tendo ultrapassado a marca de 3.421 avaliações de compradores na Amazon e mais de 900 compras somente no mês passado, este modelo possui muitas características semelhantes com seu parente citado. Vamos entender mais:

  • Consumo: ambos atuam com consumo médio de 4.1kW/h médios, a uma frequência média de 60Hz.
  • Bateria Lithium que não vicia (garante toda essa leveza aos aspiradores).
  • Aspiram sólidos e líquidos e são sem fio, funcionam a bateria.
  • Os carregadores são autovolt, isto quer dizer que tanto faz a tensão ser 110 ou 220v.
  • Suporte de parede e botão pulsar – muito top estes aspectos.
  • Coletores de papel dispensáveis – possuem reservatórios e filtros laváveis e removíveis.

Diante de tantas semelhanças com seu irmão APB8200, o modelo Black+Decker aspirador APB3600 começa a mostrar alguma diferenças na estrutura:

  1. Enquanto sua potência é de ‎5.4 Watts, no APB8200 é 7.2 Watts (mas, calma, siga lendo).
  2. Seu reservatório tem 370 mililitros, uma diferença de 30 ml, apenas.
  3. Seu peso total é de 960 gramas, 100 gramas de diferença, muito pouco.
  4. Envergadura de 42 centímetros de extensão – o APB8200 chega mais longe, alcançando os 46 cm.
  5. Enquanto a bateria do APB8200 é de 7.2V, no APB3600 ela é de 3.6V – este aspecto tem impacto na autonomia, já iremos falar disso.

Tempo de carregamento e bateria

A duração da bateria no Black and Decker APB3600, em uso contínuo, fica em até 11.54 minutos, em média (sim, é um pouco menos de autonomia quando olhamos para os 17.29 minutos do APB8200). Mas, quer saber de verdade? Os 12 minutos são mais que suficientes para a limpeza a qual este tipo de aparelho se propõe.

O carregamento total do aspirador APB3600 também é maior: foram quase 19 horas em nossos testes – enquanto no APB8200 o carregamento completo acontece antes das 16h.

Vantagens do aspirador APB3600

Entendidos os parâmetros onde o AP8200 é melhor, vamos mostrar alguns fortes motivos que nos fariam comprar o APB3600 mesmo diante desta “conjuntura aparentemente desfavorável”, entre estes dois.

Bocais

O APB3600 mandou bem em carpetes, estofos, pisos lisos e duros, e os bocais tem parte fundamental nisso. Ele entrega 3 bocais (um flexível focado em resíduos líquidos, um estreito para frestas e cantos e o bico tipo escova para pelos em cortinas, carros e estofados em geral).

Força de trabalho

Você já deve ter pensado sobre como é possível o APB3600 vender tão mais que o APB8200-BR e vários outros modelos (verticais, inclusive), uma vez que o APB8200-BR é mais recente e “ganha” em muitos aspectos, inclusive na quantidade de Watts de potência.

E a resposta é simples: ele aspira mais forte e eficazmente que o APB8200. Durante nossos testes, o Black&Decker APB3600 foi notavelmente mais eficiente do que o APB8200 na força para aspirar – principalmente, nos pelos dos PET.

Vale salientar que quantidade de Volts (V) ou Watts (W) não significa, na prática, mais entrega de sucção. Outros detalhes técnicos e mais complexos também são importantes.

Dito isso, os feedbacks dos compradores na Amazon e nossa pesquisa com centenas de seguidores do Portal Economizza também evidenciaram que, ao que tudo indica, o APB8200 é um pouco mais fraco que seu irmão mais experiente, e é por isso que ele guarda mais de 3.421 avaliações.

Limpa água e pó

O último motivo que seria a “cereja do bolo” para nossa decisão favorável ao APB3600 é o fato de ele aspirar água e pó, diferente do APB8200 que só limpa sujeiras sólidas. Este é um detalhe crucial para quem tem veículo, principalmente.
Em conclusão, de acordo com a nossa curadoria, o APB3600 é o modelo melhor se você busca um aspirador de mão portátil não vertical e sem fio. Então, o que está esperando para ir lá dar uma olhada nas ofertas atuais?

  • 3 bocais versáteis
  • Garantia de 2 anos
  • Aspira líquidos e pó
  • Carregador autovolt
  • Milhares de avaliações (Amazon)
  • Muito leve (menos de 1kg)
  • Filtro e reservatório laváveis
  • Marca consolidada
  • Sem filtro HEPA
  • Tempo de carregamento elevado

Confiamos que este super conteúdo lhe tenha sido de grande valia para suas próximas aquisições de aspiradores portáteis. Abaixo veja nossas perguntas mais frequentemente feitas e também deixe seu comentário, dúvidas ou sugestões – não esqueça seu município e nome, podemos lhe citar em nossos próximos conteúdos. Até mais!

Perguntas Mais Frequentemente Feitas

  O que é filtro HEPA?

Ainda tem embaraço sobre o que é filtro HEPA? Vamos matar estas dúvidas.
O HEPA vem do inglês “High Efficiency Particulate Arrestance” e trata-se, nada mais, de uma espuma que pode ser removida e lavada com facilidade, muito embora, seu objetivo primário seja filtrar com eficiência a sujeira – como bactérias, ácaros e fungos -, objetivando boas práticas com o meio ambiente, devolvendo um ar mais limpo e mais economia.

Isso tudo significa que ele é um ótimo item para quem tem animais com muitos pelos em casa – algumas raças de gatos e cães, por exemplo – e também veículos, principalmente. Para pessoas com problemas como rinite, sinusite, asma e afins, este é um diferencial grandioso a se observar.

  Qual é o melhor aspirador de pó vertical no mercado atual?

Para este questionamento a resposta é: depende.

Se você tem um limite de orçamento – será uma prioridade de tipos verticais. Já se você tem PET ou carro, o foco muda. Se você busca máxima potência e tem exigência nisso, já são outros tipos de aparelho que deve olhar.

Para sua felicidade, já existe uma seleção com opções validadas por nós com base nos nossos critérios e testes práticos. Acesse agora os melhores aspiradores de pó verticais do ano.

  Qual o aspirador de pó vertical mais potente?

Este é o WAP PowerSpeed 2000w. Testamos ele e fomos surpreendidos com seus 2000 Watts bem distribuídos, aguarde para ver na íntegra a nossa análise completa deste monstro de sugar sujeiras.

Você pode ir na Amazon agora para ver as ofertas deste aspirador vertical para pessoas exigentes:

Ver oferta na Amazon

  Quais as vantagens do aspirador de pó vertical?

A vantagem um é que você consegue carregá-lo e usá-lo como portátil (a grande maioria tem peso suportável justamente por isso), coisa que é mais complicada em aspiradores convencionais – que tendem a ser mais pesados.

A segunda vantagem é que você trabalha em posição ereta, utilizando-o como uma vassoura elétrica mesmo – mais comodidade, conforto e mobilidade.

A terceira vantagem é que muitos modelos de aspiradores verticais são sem fio (com bateria), e isso lhe dá ainda mais liberdade na labuta que é a limpeza recorrente dos ambientes – é mais difícil ver esta característica nos aspiradores horizontais convencionais.

  Qual o melhor aspirador de pó para uso doméstico?

A resposta para esta pergunta está em outra: quais são os pontos mais importantes e prioritários no seu dia a dia? Se for pelos de pet, você precisa de um tipo de aspirador (potente), se for para locais de difícil acesso, você precisa de aspiradores com mangueiras (como o Power Speed da WAP), bicos ou mesmo com hastes que o ajudem nisso.

Ou seja, primeiro coloque no papel 3 pontos cruciais – em ordem de importância que você precisa ter no seu próximo aspirador e pesquise dentro dos modelos que entregam as soluções de seus problemas. Aqui no Portal Economizza tem várias análises detalhadas para você.

  Qual seria o melhor aspirador de pó vertical para remoção de pelos de animais?

Não adianta querer enganar, quem já comprou algum aspirador de pó e tem pets sabe: para os pelos é necessário um aparelho bem forte e robusto. O melhor aspirador de pó vertical para pelos de animais que testamos até hoje é o WAP Power Speed 2000w, que também é o mais potente aspirador na atualidade.

Ver oferta na Amazon

  Qual o melhor aspirador vertical da Electrolux?

O melhor aspirador de pó Vertical Electrolux da atualidade é o SH1F9 Pure 9, ele é sem fio e tem especificações assustadoras. Vá na amazon para ver tudo de perto, não perca as promoções atuais – aproveite, volte aqui e comente abaixo o que mais lhe surpreendeu neste super aparelho que pode ser considerado mais que um simples aspirador vertical.

Ver oferta na Amazon

  Qual o melhor aspirador do ano?

Como você pôde ver nesta super seleção, melhor é algo subjetivo e sua definição é pessoal – de acordo com sua prioridade. Você precisa, depois de definir suas prioridades em ordem (gastar menos na compra, mais potência, mais vida útil do aspirador, maior reservatório, se é com ou sem fio, etc), e também deve pesquisar dentro das especificações que você precisa.

  Qual melhor tipo: aspirador de pó vertical ou horizontal?

Tudo depende do objetivo de seu uso. Aspiradores horizontais tem foco em limpezas mais profundas e demoradas no solo. Enquanto os verticais são para aquelas pessoas que não se importam em remover todo resíduo e lavar o tanque do aspirador a cada limpeza na casa – contudo, os aspiradores verticais lhe dão mais conforto e mobilidade e já exitem modelos com grande capacidade de sucção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

© Copyright 2023 | Conteúdo Protegido - Portal Economizza